Dias de Campo


28 Dezembro 2013


Primeiro OPAC de Minas Gerais realiza entrega de Certificados de produtos orgânicos aos Agricultores do Sul de Minas




A APOMM deseja a todos os poetas, amigos, clientes e colaboradores um 2014 repleto de realizações e felicidade, que o próximo seja sempre melhor que o ano que se encerra. 
 



 

 














 
 
Visitas 2013








































 

CURSO DE OLERICULTURA ORGÂNICA – APOMM/SENAR


No período de 25 a 29 de junho, das 08:00 as 16:00 foi realizado pela Apomm com a coordenação do associado Hélio Brasil mais um Curso de Agricultura Orgânica, ministrado pelo engenheiro agrônomo Lico Macedo. Será realizado no Sítio Pirarara em Carmo de Minas, onde moram os recém associados Gláucia e Sílvio, que estão entre os 12 participantes do Curso. Aguardem nova turma para a 1ª semana de agosto, na Vila Chico, em São Lourenço.







DIA DE CAMPO NO CAMPO REDONDO – ITAMONTE–MG

No dia 15 de abril um grupo de associados e clientes da Feira Apomm Permacultural se reuniu no Campo Redondo, em Itamonte, Sítio do Pinhal, propriedade dos associados Germano Guirado Braga e Rose Helena Fonseca Braga. Foi um dia de muito aprendizado e saudável convivência! Germano que também é olivicultor brindou os presentes com seus conhecimentos e sua prática no cultivo orgânico de oliveiras. Todos os presentes se envolveram na colheita, juntamente com seus colaboradores, familiares e vizinhos.



Depois do almoço num restaurante local, com trutas e pratos a base de pinhão, estava na programação a colheita da sobremesa: deliciosos figos, enormes, vermelhos e tenros! É a agricultura orgânica mostrando tudo o que é e ainda pode ser! A Apomm continua se empenhando na promoção da Permacultura e de seus pilares: o cuidado com a terra, o cuidado com as pessoas e com os recursos excedentes da Natureza! Juntem-se a nós!


 Dia de campo em Pedralva
Data 20/05/2012



Programação:

 Chegada as 9:00hs com café solidário
10:00hs parte teórica do plantio direto e fertilidade do solo
11:30hs parte prática da construção do sistema e visita à horta
14:00hs almoço
15:00hs horário livre/atividade de campo
16:00hs encerramento
Custos: Almoço 15,00/pessoa
               contribuição da Apomm 5,00/pessoa
Como chegar: seguir sentido a Itajubá até o km 36 um pouco antes tem uma placa de madeira indicando MUDAS CLONES DE EUCALIPTO entrar a direita e seguir cerca de 1,5km entrar a esquerda e subir até portão de tela ao lado da casa verde.  


******************************************

Programação dos dias de campo para o ano 2012.


1º bimestre jan/fev responsável André- Carmo de Minas

2º bimestre mar/abr responsável Germano- Itamonte

3º bimestre mai/jun responsável Paulo- Pedralva

4º bimestre jul/ago responsável Moacir-Virgínia

5º bimestre set/out responsável Hélio- Carmo de Minas

6º bimestre nov/dez responsável Ângela-Baependi

As datas,temas e programação ficam a cargo dos responsáveis que
deverão informar a Apomm com antecedência de 15 dias para repassar o
convite a todos.Qualquer mudança de programação favor informar com
antecedência.


DIA DE CAMPO "SÍTIO GROTÃO" (30/10/2011)








DIA DE CAMPO EM PEDRALVA







No último dia 27, foi realizada no sítio Ibitiroy em Pedralva, mais um dia de campo promovido
pela APOMM.
No ínicio da manhã , foi apresentado a maneira de se fazer um Galinheiro móvel, uma estufa de baixo custo (bambu) e a multiplicação do EM (microorganismos especifícos).`
Às 12:00 hrs foi realizado um almoço e troca de sementes.
No período da tarde, contamos com a participação do Eng. Agrônomo Lico Macedo, que abordou os seguintes temas: “OCS - Organização de Controle Social para Certificação Orgânica” e “Adubação verde para horta com plantio direto, sem uso de esterco animal” . Foi realizado por ele também o Cadastramento de Produtores Orgânicos como OCS .
Agradeçemos mais uma vez aos anfitriões Eliane e Paulo Siqueira, associados da APOMM e participantes da Feira Apomm Permacultural, e a todos que participaram de mais uma dia de campo!


DIA DE CAMPO EM ITAMONTE

No dia 22 de setembro, foi realizado mais um dia de campo promovido pela APOMM. Desta vez, no sítio da Deise e da Rose, parceiras da associação, no bairro rural Berta em Itamonte. As proprietárias adquiriram as terras há 4 anos, época em que era uma área degradada por pastagens mal manejadas. Mesmo em tão pouco tempo, já se percebe as diferenças , desde o aumento do fluxo de água depois que recomporam as APP's. Até a redução das erosões assim que medidas conservacionistas foram tomadas. Neste dia, todos os participantes puderam aprender um pouquinho sobre agrofloresta, e inclusive colocar a mão na massa.

Depois do almoço, foi realizada uma roda de conversa sobre bioconstrução, onde foram discutidas as técnicas utilizadas com exposição de fotos. Agradecemos a hospitalidade das anfitriãs e a todos que participaram.

DIA DE CAMPO EM PEDRALVA

No dia 30 de junho , foi realizado um dia de campo no sítio Ibitiroy, que se localiza na rodovia MG-347 , Km 30,5 , no município de Pedralva-MG.
Nesse dia foi possível vivenciar o manejo de uma horta orgânica, as técnicas de manejo e como fazer e utilizar biofertilizantes.
Houve espaço também para uma roda cujo tema principal foi a Agroecologia.






DIA DE CAMPO EM SÃO LOURENÇO


Cuidar da Natureza só pode acontecer se cuidarmos de nós mesmos! Acreditando nestes valores da Permacultura, os associados da APOMM se reuniram no Espaço Dharma, em São Lourenço, para um dia de auto cuidado e reflexão: com a sócia Deusa Helena Leonelli, proprietária do Espaço e colaboradora da Feira Apomm Permacultural, os participantes desfrutaram de um dia que incluiu meditação, exercícios de yoga, boa alimentação, bom papo e, ao final, discutir um pouco sobre economia solidária, um dos pilares da Permacultura. Os associados Hélio Brasil e Lígia Mohallem coordenaram uma Roda de Conversa sobre o tema, apresentando alguns conceitos e reflexões que foram discutidos pelos presentes, como forma de desencadear ações tais como: adoção de uma moeda social, clubes de trocas de objetos, serviços e informações, cooperativismo, etc.. a idéia está sendo amadurecida nas ações cotidianas da APOMM. Aguardem novidades!
O grupo participante se preparando para as atividades

A terapeuta Deusa Helena em meditação com o grupo


O lanche compartilhado por todos: saúde e alegria!


A apresentação e discussão sobre Economia Solidária


DIA DE CAMPO EM MARIA DA FÉ



O casal anfitrião: Maria e Roberto


Etapa 2: o arroz cozido em recipinte natural


Etapa 3: o recipiente semi-enterrado por 7 dias


Etapa 4: selecionando o EM, no 7º dia
A alegria pelo dia de aprendizado e partilha!

APOMM – Associação Permacultural Montanhas da Mantiqueira
Dia de Campo no Sítio Ratuna Matata / Maria da Fé - MG
24. fevereiro. 2010
Tema: EM – Microorganismos Eficientes

Objetivo:
• Enriquecer e curar a vida da terra

Etapas:
• Etapa 1: cozinhar 700g de arroz branco à moda japonesa: sem sal, sem óleo, sem temperos, na proporção de 01 medida de arroz para 02 de água.
• Etapa 2: depois de cozido, colocar o arroz em recipientes naturais (ver desenho): bambu Brasil cortado ao meio, cabaças cortadas, caixinhas de madeira; tampar os recipientes e amarrar com barbante.
• Etapa 3: colocar os recipientes semi-enterrados em local com bastante humus, folhas secas, galhos, na sombra de árvores, por 07 dias. Tomar cuidado para não ser acessível a animais silvestres – tatu, jacu e outros.
• Etapa 4: retirar o EM no 7º dia, (ao abrir e cheirar, o odor deve ser agradável) fazendo a seleção: desprezar os fungos de cores escuras (preta, marrom, cinza) e com uma colher juntar o que está bom – cores verde, rosa, vermelha, laranja, azul. Na proporção de 01 kilo de arroz, juntar 250 g de melado ou meia rapadura ralada e 250g de açúcar cristal. Juntar água o suficiente para misturar com as mãos, acrescentando no total 6 litros de água. O resultado será um líquido homogêneo de cor beje, sempre de odor agradável.
• Etapa 5: envazar os 06 litros em garrafas de 1,5 ou 2 litros, não enchendo até a boca tampando bem, deixando um espaço de mais ou menos 5 dedos para a formação de gás.
• Etapa 6: cobrir as garrafas com lona plástica ou sacos plásticos escuros,é importante proteger da luz. Abrir diariamente durante 07 dias, para retirar o gás para evitar que estourem (abrir devagar para a liberação do gás).
• Etapa 7: coar o EM para separar o líquido do sólido. O EM é o líquido resultante (a parte sólida deve ser usada na composteira), ao qual se acrescenta 01 xícara (chá) de açúcar cristal para cada garrafa, sacudindo bem. O resultado ideal do EM é um líquido de cor beje, homogêneo e de odor agradável.
• Etapa 8: nesta fase o EM está pronto para ser utilizado na diluição de 1:100 conforme a aplicação e resultado que se queira obter.

Aplicações:

Observação Importante: as vivências das pessoas com o preparo e com a aplicação do EM tem mostrado o papel da sua intuição e da sua sintonia com a Natureza, como um processo capaz de gerar os resultados esperados.

• na preparação da terra para o plantio, pulverizar o EM na diluição recomendada.
• nas plantas que não estão bem, aplicação foliar e no caule
• limpeza de reservatórios de água: embeber um tijolo com EM e colocar no fundo do mesmo.
• em currais e locais de permanência de animais, para eliminação de odores.
• em formigas cortadeiras, borrifando pequenos trechos por onde passam.
• como complemento alimentar para animais: borrifando os alimentos antes do consumo.

Maiores Informações: tel: 35 – 99717979 e email: feiraapomm@gmail.com




DIA DE CAMPO EM VIRGÍNIA

Integrantes da Apomm se reuniram para mais um Dia de Campo, desta vez realizado no Sítio Grotão, no município de Virgínia. Na ocasião, os participantes cortaram varas de bambu com a finalidade de prepará-las para a decoração do box da associação, situado no Mercado Municipal de São Lourenço.


O Dia de Campo é um meio utilizado pelos associados para a troca de idéias, informações e, sobretudo, experiências. Os participantes aproveitaram para obter informações sobre plantio, colheita e cuidados com as plantações de ban-chá (camelia sinensis), chá habu (cassia torosa), amoras e arroz, todos eles orgânicos!


Veja abaixo fotos do evento:







Renata Preza - Assessora de Imprensa da Apomm



DIA DE CAMPO EM CARMO DE MINAS



O objetivo deste encontro foi demonstrar na prática quais as técnicas necessárias para construir viveiro para germinação de plantas, estufas para produção rápida de alimentos e planejamento para construção da fossa seca.

Acomodação do Sombrite na Estrutura de Bambu.

Medindo a Cobertura da Estufa
Cobrindo a Estrutura

Estufa Pronta

Oficina da Fossa Seca


Local da Futura Fossa Seca


Área da Oficina

Caminho com Contenções de Pneu Velho
Na postagem a seguir há um vídeo do Ipec demonstrando como se constrói uma fossa seca.


Dia de Campo em Soledade
Minhocultura e Compostagem
Dia de Campo feito em Soledade me 20/082008


Apoio: Emater de Soledade e Caxambú





Dia de Campo de Secadora Solar e Plasticultura em Itamonte
Secadora do Permacultor Léo da Fragária